terça-feira, 30 de maio de 2017

POLÍCIA CIVIL JÁ EMITE DOCUMENTOS DE IDENTIDADE COM ENTREGA NA HORA EM IGARAPÉ-AÇU

A carteira de identidade, principal documento de identificação das pessoas, passou a ser emitida no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense, com recebimento no mesmo dia. A novidade foi anunciada, nesta terça-feira, 30, pelo titular da Delegacia do município, delegado Augusto Damasceno. Segundo ele, o documento é emitido, diariamente, de 8 horas da manhã até as 14 horas, na sede da Delegacia de Polícia. 

Em Igarapé-Açu, o serviço de emissão de documentos de identificação conta com servidores públicos municipais, treinados pela Polícia Civil, para atuar como identificadores civis. O serviço é realizado graças a um convênio entre a corporação policial e a Prefeitura Municipal. "Por dia, o local vai emitir até 30 carteiras de identidade", explica o diretor de identificação da Polícia Civil, papiloscopista Antonio Ricardo Paula. 

EMISSÃO DE CARTEIRAS DE IDENTIDADE
O delegado explica que a emissão e entrega da carteira de identidade no ato é possível graças à informatização do sistema de identificação implantada no município que permite acesso online ao sistema de registros de identificação civil, fazendo com os que os dados dos cidadãos sejam registrados diretamente do município via internet sem necessidade de ter de enviar os prontuários das pessoas para outro município ou para Belém. 

Atualmente, a região nordeste do Pará conta com quatro municípios, onde o documento é emitido e entregue na hora aos usuários: Castanhal, Capanema, Bragança e agora Igarapé-Açu. Segundo a diretora de informática da Polícia Civil, delegada Perpétua Picanço, existe previsão de expandir o número de municípios com sistema informatizado, para que o documento passe a ser emitido e entregue na hora nessas cidades. "A medida visa atender não só no nordeste do Estado, como em todas as outras regiões paraenses", detalha.

Somente, no ano passado, o Estado do Pará emitiu cerca de 360 mil carteiras de identidade, o que representa uma média de 30 mil emissões de documentos por mês em 2016. Em 2017, em média, estão sendo emitidas por mês 50 mil carteiras de identidade no Estado. O Pará é o 10º Estado que mais emite documentos de identificação no Brasil. 

Local de emissão das carteiras de identidade em Igarapé-Açu
EMISSÃO DO DOCUMENTO EM IGARAPÉ-AÇU
EMISSÃO Para solicitar o documento de identidade, nos casos de primeira via da carteira, basta apresentar a certidão original de nascimento; duas fotos em cores, recentes e iguais tamanho 3 por 4, e algum comprovante de endereço. Se for adolescente até 16 anos, o responsável deve acompanhar. Se a pessoa for casada, deve apresentar a certidão de casamento original, em vez da certidão de nascimento. Se for divorciada, deve apresentar a averbação de divórcio original. As primeiras vias da carteira são gratuitas. A partir da segunda via, é cobrada taxa de emissão no valor de R$ 37,13. A taxa não é cobrada nos casos de apresentação de boletim de ocorrência de furto ou roubo da primeira via do documento.